Tire suas dúvidas sobre o seu acompanhamento de saúde mental

Quero começar
Atendimento pelo celular

Dúvidas

É normal ter dúvidas sobre começar ou não um acompanhamento terapêutico. Psiquiatra? Psicólogo? Quem e por que eles me ajudariam? Sabemos que não é um processo fácil e por isso é importante desmistificar e sanar algumas dúvidas sobre como deve ser esse processo de busca e como funcionam essas sessões.

Em primeiro lugar, sua consulta com psiquiatra ou sessão com psicólogo sempre será uma conversa leve. Não, você não está louco. É absolutamente normal buscar ajuda e você deve ser sempre quem você é.

Vamos te ajudar!

Dúvidas sobre terapia

Quando devo buscar ajuda? Existe a hora certa para começar a terapia ou buscar um psicólogo?

Ao contrário do que muitas vezes a sociedade impõe, a busca pelo processo psicoterapêutico não é indicada apenas em casos “de grande impacto”, como, por exemplo em momentos de luto. Quem diz se algo em sua vida é de grande impacto ou não é você, apenas. Por este motivo, torna-se fundamental perceber a maneira como você está vivenciando determinados momentos e situações de sua vida.

O autoconhecimento é imprescindível para identificarmos nossos sentimentos, pensamentos, emoções, buscar estratégias de solução, e traçar os nossos limites. É impossível ser forte o tempo inteiro. Procurar ajuda não é sinônimo de fraqueza. Não precisamos passar por momentos difíceis sozinhos. O suporte profissional oferecido pela terapia pode ser um recurso importantíssimo na construção de seu bem-estar e qualidade de vida.

Saiba mais aqui
Quando buscar ajuda

Quais os benefícios da terapia e do acompanhamento psicológico?

Benefícios

A terapia proporciona o tratamento por meio da conversa, da fala. Junto ao profissional, o paciente consegue se compreender de maneira profunda, permitindo-se entrar em contato com aquilo em que, muitas vezes, tentou fugir ou negar. É preciso permitir-se sentir plenamente o que está dentro de nós.

É importante nos orientarmos de que apenas vamos mudar o que temos dentro de nós quando entendermos os motivos que somos de determinada forma, se identificarmos o que queremos ser e como queremos ser.

E quais os benefícios disso tudo?

Autoconhecimento o que nos proporciona a capacidade de compreender nosso mundo interno e tudo que dele faz parte: emoções; desejos; pensamentos; medos; crenças; frustrações, entre outros.

Desenvolvimento de autocontrole para auxiliar na forma de lidar com situações de seu dia a dia.

Identificação de seus potenciais e habilidades de maneira que consiga explorá-los e utilizá-los a seu favor.

Desenvolvimento de inteligência emocional com intuito de elevar sua capacidade de resolver problemas com maior eficiência, bem como gerir seus sentimentos e emoções de maneira mais assertiva.

Melhora nos relacionamentos interpessoais sejam relacionamentos afetivos, familiares, acadêmicos ou profissionais.

Mais autoconfiança e autoestima de modo a auxiliar, dentre outros fatores, o desenvolvimento de autonomia e segurança

Qual diferença entre um acompanhamento psiquiátrico e psicológico?

Psiquiatra

O psiquiatra é um médico especialista que se dedica exclusivamente ao estudo e ao tratamento das questões mentais clínicas. O psiquiatra trata doenças emocionais e o seu objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios orgânicos que impactam o seu humor, cognição e comportamento que impactam diretamente a sua qualidade de vida e a forma como você se relaciona com o mundo. É por meio do acompanhamento com um médico psiquiatra que você consegue fazer uma avaliação da sua psique de uma forma mais completa, tanto física como psicológica. O especialista que fizer seu acompanhamento pode realizar testes neurológicos e solicitar exames de imagem e/ou laboratoriais para complementar sua avaliação. Diferentemente do psicólogo, o psiquiatra é um médico que está apto a prescrever medicamentos para promover o equilíbrio e reduzir os impactos sobre a sua vida.

Psiquiatra

Psicólogo

O psicólogo, por sua vez, é o profissional que cuida das causas/ motivos, pelos quais os sintomas tendem a se manifestarem. O psicólogo ajuda na reconstrução do eu para que você busque desenvolver mais inteligência emocional, vitalidade e se sinta confiante nas suas vivências e experiências de vida. Isso tudo inclui processos como: desafiar padrões disfuncionais de pensamento, gerenciar e processar sentimentos e comportamentos, enquanto se esforça para o desenvolvimento pessoal geral. Resolver conflitos internos, tratar sintomas psicopatológicos, melhorar as habilidades psicológicas, aumentar a autoconsciência, aprender habilidades de resolução de problemas, melhorar a autoestima e a autoimagem, melhorar as relações sociais e as habilidades de comunicação.

Psicólogo

Na maioria das situações não se escolhe por um ou por outro profissional, o mais correto é que possa se conciliar tratamento médico psiquiátrico e o acompanhamento psicoterápico, sabendo que um profissional irá tratar dos sintomas e outro acompanhado a causa, que está ligado diretamente com todas as áreas da sua vida.

Agendar minha consulta

Comecei minha terapia ou acompanhamento psiquiátrico. Quanto tempo dura meu tratamento?

Duração do tratamento

É difícil dizer quanto tempo dura o processo de terapia, pois isso depende de vários fatores, desde a queixa inicial, gravidade do caso, a forma como você consegue lidar com as questões abordadas e a frequência das sessões, que normalmente ocorrem semanalmente ou ao menos duas vezes ao mês. Além disso, nossa vida é dinâmica e por vezes novas questões vão surgindo e tomando o lugar da queixa que nos fez buscar a terapia em primeiro lugar, que pode se tornar secundária ao longo do tempo. Pode-se dizer que ao menos alguns meses são necessários para esse processo, mas ele pode durar mais, muitas vezes por sua própria identificação com o terapeuta e a forma como você se relaciona com o mundo. Ao longo das sessões, você vai sentindo os benefícios da terapia e opta por dar continuidade mesmo após resolver as questões que o levaram a buscar acompanhamento.

A duração do acompanhamento psiquiátrico também varia de acordo com cada diagnóstico, uma vez que o caso tratado pode ser cônico ou agudo. Alguns meses podem ser necessários também, principalmente considerando período de adaptação à medicação e a ação dela.

É sempre importante lembrar que acompanhamento psicológico e psiquiátrico são complementares e é ideal que sejam feitos em conjunto.

Duração do tratamento

O que falo na terapia ou para o psiquiatra?

O que falar?

As sessões de psicoterapia proporcionam um espaço seguro e acolhedor, onde você pode falar de todas as questões que sentir vontade ou necessidade, dos assuntos cotidianos aos mais íntimos. Você pode e deve falar sobre seus medos, inseguranças, frustrações, desejos, sonhos, pode falar sobre suas relações afetivas, familiares, de trabalho. Se houver dificuldade em falar sobre as questões que o motivaram a buscar o atendimento, o profissional fará perguntas que auxiliarão a conseguir se expressar. Psicólogos e psiquiatras podem fazer questionamentos sobre a sua vida e seu histórico para obter informações que os ajudarão a compreender o quadro, sintomas, patologias para o tratamento mais adequado.

Sessões de psicoterapia